quinta-feira, 31 de maio de 2012

Infelizmente é comum atendermos casos de atropelamentos na rotina da clínica veterinária.
Caso seu animal seja atropelado, retire-o do meio da rua.

Pegue-o com muito cuidado, apoiando toda a coluna vertebral para evitar agravamento de possíveis lesões, movimentando o mínimo possível. Os animais ficam muito assustados e com dor após o acidente, portanto, tenha cuidado para não ser mordido.

Cuide de você e dos outros ao redor para que não sejam atropelados por outros veículos.

Leve-o imediatamente ao veterinário. Muitas vezes o atropelamento não causa lesões externas, mas pode causar lesões internas.

Na clínica o animal será avaliado quanto à extensão dos ferimentos. Cabe ao Médico Veterinário avaliar e solicitar os exames necessários para correta avaliação do caso.

Fique atento durante os passeios. Cães podem ter reações impulsivas ao ver um gato, farejar uma fêmea no cio ou ao verem outro animal. Mantenha-o sempre seguro na guia, fazendo o sentir que você está no controle.
Em caso de fuga, não saia correndo atrás do cão. Chame-o para que volte ao lugar. Correr para o lado oposto pode funcionar, pois o cão pode achar que você está querendo brincar.

Treine seu cão a andar com guia em local sem movimento de veículos ou pedestres, de preferência dentro de casa. Só saia com ele quando sentir que você é capaz de controlá-lo.


Para ter segurança na hora dos passeios, veja como ensinar seu cão a andar com a coleira:

A aprendizagem deve ser iniciada por volta da 8ª semana de vida.

Você deve usar uma coleira comum de couro ou nylon. Os adestradores não recomendam enforcadores nem coleiras com os pinos que apertam o pescoço e provocam dor no animal. Também não recomendam coleiras peitorais. Elas incentivam mais ainda a puxar, por exercer a pressão sobre o peito do cachorro. É assim que cães que puxam cargas ou trenós são amarrados.


Antes de sair para passear com seu cachorro, brinque com ele no quintal ou dentro de casa. Jogue uma bolinha para ele ir buscar para você, ou qualquer outra atividade física intensa. Assim ele vai gastar um pouco de energia e na hora de sair ele vai estar menos agitado. Esse momento deve ser de diversão para fortalecer a amizade entre vocês.

Um erro que acontece com muita frequência é deixar o cachorro muito excitado na hora que ele vê a coleira. O melhor é tentar fazer essa hora de sair um momento tranquilo, você coloca a coleira e a guia no seu cachorro dentro de casa ou no seu quintal e deixa ele solto um pouco com a coleira, por exemplo, enquanto vocês ainda estão brincando de bolinha. Assim ele se acostuma a ficar com a guia em casa e não vai ficar excitado toda vez que vê-la.

Ofereça uma água a ele antes de sair e, se possível, também durante o passeio.


Procure um lugar sem muitas distrações para este exercício. Se a sua rua for muito movimentada, com pessoas e outros cachorros passando vai ser mais difícil para ele se concentrar. Neste caso leve ele de carro a algum lugar mais tranquilo para estas primeiras aulas. Vai ser muito mais fácil desta maneira.

O exercício é muito simples. O seu objetivo é que seu cachorro passeie ao seu lado, acompanhando você sem puxar a coleira. Ou seja, a coleira deve estar frouxa o tempo todo e não esticada. Escolha um lado e saia passeando, digamos para a direita. Assim que ele começar a puxar, você dá meia volta e muda de direção, indo para a esquerda. Agora ele está atrás de você, ajuste seu passo para que vocês dois caminhem lado a lado. Provavelmente ele vai começar a puxar de novo. Você vira-se de novo e volta a andar para a direita. E assim por diante.Enquanto ele estiver andando ao seu lado sem puxar a coleira (com a coleira frouxa), elogie-o e dê-lhe algum petisco. Continue caminhando e elogiando enquanto ele não puxar.

Você está mostrando ao seu cão que puxar não vai levá-lo aonde ele quer. Toda vez que ele puxa querendo ir para a direita, você vira para a esquerda e vice-versa. Com o tempo ele vai aprender que caminhar ao seu lado sem puxar é o que vai fazer todos felizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário