quarta-feira, 30 de maio de 2012

Dicas e cuidados com filhotes de cães

Ao adquirir ou adotar um filhote, nossa vida e nossa casa se enchem de alegria! Para que tudo vá bem, algumas informações são importantes.
A alimentação de seu cãozinho deve ser exclusivamente composta de ração de boa qualidade. Não ofereça petiscos, comida, leite etc. O cão tende a fazer suas necessidades longe do local onde está a comida, água e a caminha. Tenha paciência com essa questão, porque “o longe” na percepção deles nem sempre é o local que gostaríamos que fizessem suas necessidades. Para aumentar as chances de acertos no início, cubra uma área grande com jornal ou o tapete higiênico. Diminua-a gradativamente. O animal deve ser recompensado com carinho toda vez que fizer suas necessidades no local correto. Se errar, não dê bronca ou bata, porque pode entender que o errado é fazer xixi e cocô. Vale lembrar que, assim como um bebê, os filhotes não conseguem segurar a vontade até chegar ao banheiro. Oferecer objetos para que roa pode evitar o comportamento "destrutivo" de um cãozinho. Se roer ou quebrar algo da casa, repreenda-o com sustos, mas só se for pego no ato.
Sempre observe as fezes do filhote. As fezes devem ser firmes. Fazes pastosas, líquidas ou com cheiro muito forte indicam que alguma coisa não vai bem. Sempre observe o comportamento do filhote. São alegres, espertos e brincalhões. O filhote NUNCA pode ter contato com a rua, calçadas, parques etc. Não deixe seu cão em garagens com portão de grade para que não tenha contato com cães que possam passar pela rua. O filhote só poderá sair para passeios ou tomar banho em pet shop após a resposta imunológica à terceira dose da vacina V8 ou V10 importadas.
Dar vermífugo de boa qualidade é fundamental. Os vermífugos devem ser receitados pelo Médico Veterinário, evitam a verminose e preparam seu cão para a vacina.
Toda vacina deve ser aplicada por profissional habilitado, ou seja, pelo Médico Veterinário. Só ele é capaz de avaliar se seu cão está apto a receber as doses da vacina. Além disso, o Médico Veterinário conhece os métodos de conservação e aplicação das mesmas. As vacinas protegem contra as principais doenças infecciosas dos cães: Parvovirose, Cinomose, Leptospirose, Parainfluenza, Coronavirose, Adenovírus e Raiva (doença faltal que pode acometer também os humanos). Vale a pena investir nas vacinas importadas. Elas realmente protegem e possuem preço acessível. Além disso, na Clínica Pet Point, seu filhote ganha a carteirinha de vacinação além de toda a orientação de como proceder com as outras doses. Resumindo: Leve seu filhote ao veterinário se possível antes mesmo de levá-lo para sua casa. Ele vai orientar sobre todo esquema de vermífugos e vacinas. E deixo uma dica: Vacine seu cão na Clínica Pet Point. É simples e acessível. Não vale a pena perder um filhotinho vítima de doenças que poderiam ser evitadas. Théo Cezaretto Coradi

Nenhum comentário:

Postar um comentário