segunda-feira, 4 de junho de 2012

A raça Pug



Pug

Peso: de 6,0 a 8,0 kg
Tamanho: por volta de 40 cm
Perfil: Cão compacto e bem proporcionado
Temperamento: afetuoso e brincalhão
Sinal particular: a expressão única de seus olhos globosos



Características físicas:

O Pug é um cão de formato quadrado. Tem a cabeça maciça, larga e redonda, de focinho curto e quadrado. Grandes rugas em sua face dão-lhe uma expressão particular. Os olhos proeminentes têm expressão doce. A testa é larga e o stop bem marcado.
Implantadas no alto, as pequenas e finas orelhas são caídas e com toque aveludado. O corpo é curto, o peito largo e os quadris fortes. A cauda é mantida enrolada e apertada sobre os quadris. Um duplo anel é considerado perfeição.
A pelagem é fina, curta, macia e brilhante, de cor prata, damasco, fulva ou preta. As cores claras são acompanhadas de regiões escuras para as quais se busca o contraste.



Origem:

Esse cão muito antigo, que se parece com um Mastife em miniatura veio da China, onde foi retratado em antigas porcelanas. Os primeiros Pugs foram importados na Holanda por mercadores. Em seguida, teria chegado à Grã-Bretanha em meados do século XIX. O rosto achatado lhe valeu o nome “Pug” (do inglês “pug nose”, ou “nariz achatado”).
Sua face amassada, mascarada de preto, seus grandes olhos globosos e seu temperamento agradável lhe valeram muitas vezes os favores de donos ilustres, contribuindo para sua ascensão: Guilherme de Orange, a rainha Maria Antonieta, o duque de Enghien e mais recentemente, a duquesa de Windsor.


Comportamento:

Sensível e terno, é um companheiro particularmente apegado, fiel a toda família e de boa índole. Em geral, tem humor estável e pode ser muito encantador. Fácil de adestrar, entretanto, precisa desde cedo respeitar as proibições.
Muito sociável, gosta de dormir com os donos. Quando respira, faz um barulho particular, como um grunhido e um ronco ao mesmo tempo. Durante o sono, pode roncar bastante. É muito reservado com estranhos.
O Pug não é grande esportista, acostuma-se muito bem à vida em apartamento, com a condição de poder brincar todos os dias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário